Saiba mais

Através de um roteiro de eventos ocorridos em uma cidade imaginária da América Latina, "Curillín de Medetiba”, são investigados os impactos sociais e ambientais implicados nas dinâmicas de construção e gestão de grandes obras e políticas de mobilidade urbana. 

No contexto das metrópoles latino-americanas, a importância dada à mobilidade urbana se revela menos pela perspectiva de inclusão social e o direito à cidade, e mais porque põe em marcha um sistema eficiente e seguro de circulação de pessoas, marcas, serviços e capitais necessários ao livre fluxo no território sem barreiras do capitalismo contemporâneo. A mobilidade corresponde assim a um valor atrativo na construção da marca-cidade – imagem talhada por arquitetos e urbanistas de renome - ao mesmo tempo que permite regular e controlar os fluxos sociais internos. 

Projeto criado em colaboração com Newton Goto, Mister Basurama (Espanha) e Deúniti (Colombia) para a exposição "Latin American Cartographies – Arte, Coesão Social e Paisagens Urbanas" no Bozar - Centre for Fine Arts de Bruxelas. 2017 

Organização Geral: Interarts / Curadoria: Antonio Guzman / Projeto comissionado pela Comissão Européia para Cultura / Colaboração: Recyclart Fabrik, Zinneke, Atelier GF Workstation.